Biblioteca Horácio Blazeck

 

       Biografia

        Najan - por Enio B.M.Finochi

Najan      Garabed Natalino Jange era o nome civil do destacado Mágico amador NAJAN, nascido em Sorocaba, estado de São Paulo, em 28 de janeiro de 1936. Residia em São Paulo e era formado e exercia a profissão de cirurgião dentista quando, aos 31 anos de idade, iniciou-se na Arte Mágica. Sua primeira apresentação em público ocorreu em 1967 no clube Alepo, na capital paulista.

     Najan pertenceu à AMSP-Associação dos Mágicos de São Paulo, à SIM-Sociedade Internacional de Magos do Rio de Janeiro e ao CEMA-Centro de Estudos Mágicos, no qual ingressou em 2 de agosto de 1968 e exerceu, por um período, o cargo de Conselheiro-Diretor.

     Em junho de 1974 lançou a publicação periódica trimestral “O Coelhinho Mágico”, da qual editou até junho de 1974 25 números, que distribuía gratuitamente.

     Como Mágico amador, apresentava-se em shows beneficentes e na casa de amigos, sempre assessorado pela esposa Darcy “Darjan” – prima de Paschoal Ammirati “Fra-Diávolo – e pelos filhos Selminha, “Jamil “Miljan” e Maurício “Maurijan”.

     Portador de diabetes, teve a visão totalmente prejudicada, lamentável ocorrência que o levou a afastar-se das atividades como Mágico e de sua profissão de cirurgião dentista. Passou então a dedicar-se ao rádio-amadorismo.

     Não obstante a condição de deficiente visual total, em 19 de agosto de 2004 Najan apresentou-se executando números de mágica no palco do teatro São Pedro, em São Paulo, em espetáculo promovido por Mr. Basart, diretor do Museu de Ilusionismo João Peixoto dos Santos.

     Vitimado por um infarto, Najan faleceu em 27 de janeiro de 2005, aos 68 anos de idade.



Voltar